Capoeira Angola

Capoeira Angola

Capoeira Angola

Como e Quando Surgiu

A Capoeira é uma manifestação da cultura popular brasileira onde coexistem aspectos normalmente compreendidos de forma segmentada pela cultura que se fez oficial, como o jogo, a dança, a mímica, a luta e a ancestralidade, unidos de forma coesa, simples e sintética. Possui suas origens em elementos da cultura de várias matizes de povos africanos que foram seqüestrados e mantidos em cativeiro no Brasil no século XIX, sincretizados com elementos de culturas nativas – povos indígenas – e de origem européia.

Desde o início de sua formatação até os dias de hoje, a capoeira diferenciou-se em diferentes “estilos”, cada um marcado por suas visões próprias, hábitos específicos e interações com a cultura local de cada região. Na atualidade essas diferentes leituras acerca da capoeira estão manifestas através da prática dos diferentes grupos e declaradas em duas principais vertentes: a capoeira angola, que possui como referência Mestre Pastinha, e a capoeira regional, que tem como seu principal personagem Mestre Bimba.

A Capoeira Angola, diferencia-se da Luta Regional Baiana de Mestre Bimba por possuir maior ênfase em características como o jogo, a brincadeira e a busca pela ancestralidade, possuindo em regra movimentos mais lentos, rasteiros e lúdicos. Na “Roda de Angola” coexistem diferentes estéticas relativas aos seus diversos grupos e a individualidade de cada “angoleiro”, onde o objetivo é a busca intensiva e recíproca pelo “ashè”, dentro dos fundamentos da arte.

 

Fonte: Wikipédia

%d blogueiros gostam disto: