A Capoeira Regional

Capoeira Regional

Capoeira Regional

Como e Quando Surgiu

A Capoeira Regional foi criada entre o final da década de 1920 e início da de 1930 por Manuel dos Reis Machado, o Bimba. Seus pilares são a capoeira primitiva (mais tarde chamada de Angola) e o batuque (samba-luta), somados, claro, à genialidade do Bimba.

Coerente com a natureza dinâmica da Capoeira, a Regional foi concebida como uma “obra aberta”, culturalmente elástica, com capacidade para integrar-se com outras culturas, influenciar e recepcionar influências, experimentar novos inventos, preservando, contudo, sua originalidade, a integridade dos seus princípios, fundamentos e sua relação mítica com a cultura negra: ginga, manha (malícia), música, culto à ancestralidade e religiosidade.

A Capoeira Regional não se caracterizou, exclusivamente, como uma nova forma de jogar capoeira, mas teve implicações de outras ordens. Modificou os modos de relacionamento da capoeira com a sociedade que a reprimia, ganhou proteção jurídica, estendeu as possibilidades para a sua prática, penetrando em espaços sociais solidificados (como, por exemplo, academias, escolas, clubes sociais, quartéis, palácio do governo…). Estabeleceu a capoeira como um ofício, dando dignidade profissional a sua prática, através de suas atividades (aulas, shows, apresentações). E ganhou rigor pedagógico, criando um sistema para sua transmissão e o primeiro método de ensino do mundo.

Fonte: Wikipédia

%d blogueiros gostam disto: